X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

União Europeia: produção de cereais e oleaginosas mantém estabilidade para 2030

A superficie agrícola total da UE diminuirá ligeiramente, mas o aumento dos rendimentos das culturas manterá estável a produção.

Fonte: EC (2020), EU agricultural outlook for markets, income and environment, 2020-2030. European Commission, DG Agriculture and Rural Development, Brussels.

Fonte: EC (2020), EU agricultural outlook for markets, income and environment, 2020-2030. European Commission, DG Agriculture and Rural Development, Brussels.

30 Dezembro 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

De acordo com o relatório de perspectivas agrícolas da União Europeia para 2020-30, a superfície agrícola total da UE deverá diminuir ligeiramente, principalmente devido à redução da área cultivada de cereais e sementes oleaginosas (51 milhões e 10,7 milhões ha, respectivamente). Espera-se que a superfície cultivada com cevada e trigo diminua, enquanto a área plantada com milho a compense, atendendo à procura por grãos para ração. Para as sementes oleaginosas, espera-se que a área de colza diminua o seu declínio e as áreas de girassol e soja continuem a expandir-se até 2030.

Espera-se que a produção total de cereais da UE permaneça estável em 278,1 milhões de toneladas, graças ao aumento da produtividade devido a melhores sistemas de rotação de culturas, melhor gestão do solo e maior uso de ferramentas de apoio à tomada de decisões. O uso doméstico de cereais, reforçado por um maior uso na alimentação, vai fixar-se em 260 milhões de toneladas, enquanto o uso total em rações poderá diminuir em 0,8 milhão de toneladas. Quanto a comércio, as exportações de cereais da UE irão aumentar graças à convergência dos preços europeus e mundiais e à proximidade dos mercados de importação, principalmente no Mediterrâneo e na África subsariana.

Prevê-se que a produção total de oleaginosas da UE aumente ligeiramente, para um total de 30,2 milhões de toneladas em 2030. A melhoria dos rendimentos, especialmente da soja, aumentará a produção. A produção de colza, girassol e soja atingiria, respectivamente, 16 milhões de t (-2,2% em relação a 2020), 10,6 milhões de t (+ 6,6%) e 3,5 milhões de t (+ 26,9%) em 2030. Se bem que está prevista uma desaceleração do comércio de oleaginosas na UE a médio prazo, as importações de soja irão estabilizar para atender à procura de ração e as importações de bagaço de soja diminuirão.

16 de Dezembro de 2020/ Comissão Europeia/ União Europeia. https://ec.europa.eu/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados