A PSA continua presente em dez Estados Membros em áreas infectadas e regionalizadas da União Europeia, bem como de forme descontrolada na Ásia.
É necessária, com urgência, uma acção global e uma colaboração e comunicação efectiva entre todas as partes interessadas.
A Comissão Europeia informou os resultados da conferência internacional de alto nível "O futuro da produção mundial de carne de porco sob a ameaça da PSA".
Muitos Ministros usaram da palavra e destacaram a necessidade de: – uma planificação regional diferenciada – mais campanhas de sensibilização proactivas por parte da Comissão Europeia – apoio financeiro continuo para actividades relacionadas com a PSA.
Só se pode fazer frente à PSA com uma estratégia global a longo prazo que inclua uma importante disponibilização de recursos – tanto humanos como financeiros – bem como colaboração técnica e científica na área da investigação. A comunicação transparente, a cooperação, a troca de experiências e as melhores práticas sobre preparação, prevenção e controlo podem reduzir os riscos que implicam as viagens internacionais e as actividades transfronteiriças ilegais. As campanhas de sensibilização dirigidas e as estratégias de comunicação de riscos também são essenciais.O maneio da população de javalis é um requisito prévio.
20 de Janeiro de 2020/ Conselho Europeu.
https://www.consilium.europa.eu/