Seguem-se as principais conclusões do relatório que analisa a monitorização da resistência antimicrobiana harmonizada (RAM) 2020-2021 de Salmonella spp., Campylobacter jejuni e C. coli em humanos e animais produtores de alimentos (frangos de carne, galinhas poedeiras e perus, suínos de engorda e bovinos com menos de 1 ano de idade) e respectiva carne:
- RAM em Campylobacter (particularmente em C. coli) e em algumas estirpes de bactérias Salmonella permanece elevada. A Campylobacteriose foi a zoonose mais notificada na UE em 2021 e a causa mais frequentemente notificada de doenças de origem alimentar. As bactérias Campylobacter de humanos e animais produtores de alimentos (aves, perus de engorda, porcos de engorda e vitelos) continuam a mostrar uma resistência muito elevada à ciprofloxacina, um antimicrobiano vulgarmente utilizado em humanos;
- A resistência combinada a antibióticos de importância crítica - definida como resistência a dois antibióticos diferentes - foi considerada baixa, em geral, em Salmonella, Campylobacter e E. coli.
Embora tenham sido encontradas variações individuais na UE, os indicadores-chave de resultados mostram que foram feitos progressos significativos na redução de RAM em animais produtores de alimentos em vários Estados-Membros.
O relatório de um número de isolados de E. coli produtores de PC (abrigando os genes blaOXA-48, blaOXA-181, e blaNDM-5) em suínos, bovinos e sua carne por um número limitado de Estados-Membros em 2021, requer um acompanhamento minucioso.
6 de Março de 2023/ EFSA/ União Europeia.
https://www.efsa.europa.eu