A Comissária Elżbieta Bieńkowska, responsável pela Indústria e pelo Mercado Interno, afirmou que o Fórum fez um trabalho importante para combater as práticas comerciais desleais, melhorar a cooperação dos produtores e melhorar a transparência na cadeia de abastecimento alimentar.
O Fórum era composto por representantes dos consumidores, ONGs, operadores da cadeia alimentar e Estados-Membros. Com base no trabalho do Fórum, a Comissão apresentou propostas para abordar as práticas comerciais desleais, melhorar a cooperação dos produtores e introduzir uma maior transparência dos preços.
Para aumentar a transparência, o Fórum propõe a criação de um indicador de composição de preços que será lançado no Outono. Mostrará como os gastos do consumidor são distribuídos dentro da cadeia de fornecimento de alimentos. O relatório também destaca a falta de padrões harmonizados e aplicação desigual em certas áreas, bem como problemas com restrições territoriais de fornecimento. Além disso, o relatório fornece recomendações sobre como responder melhor às preocupações dos consumidores sobre a qualidade dupla dos alimentos e fornecer-lhes melhores informações.
Terça-feira, 25 de Junho de 2019/ CE/ União Europeia.
http://europa.eu/rapid