A descida na procura de exportação, combinada com o aumento dos preços dos alimentos para animais, criou uma queda na produção de leitões em 2022, o que deu início a um novo ciclo de suínos, causando um aumento de preços para leitões, porcos e porcas durante o segundo semestre de 2022 até o primeiro semestre deste ano. Ao mesmo tempo, os preços dos alimentos para animais desceram em relação aos níveis máximos registados em meados de 2022. Com a actual melhoria das margens de lucro, os suinicultores estão geralmente menos hesitantes em interromper a produção e mais ansiosos para manter seus pavilhões ocupados.
Prevê-se que a melhoria da rentabilidade apoie uma recuperação temporária do abate durante o segundo semestre de 2023, mas não é suficiente para compensar a redução do abate no primeiro semestre do ano. Prevê-se que o efectivo de porcas da UE sofra apenas uma redução de 1,4 % em 2023, fazendo com que a produção de leitões da UE diminua 0,9 % em 2024 (-6,1 % em 2022 e -2,0 % em 2023). Com base na previsão da oferta, do comércio e do abate, estima-se que o efectivo suíno da UE estabilize em cerca de 132 milhões de cabeças no final de 2024.
Dada a ausência de uma recuperação total da procura chinesa devido ao abrandamento económico, o sector suinícola da UE tenta diversificar as exportações para outros países terceiros, mas nenhum dos destinos, nem mesmo combinados, foi capaz de preencher a lacuna deixada pela China.
O sector enfrenta também uma procura cada vez menor no mercado interno. Os consumidores da UE mostram preferência pelas aves de capoeira em relação à carne de porco, com base em considerações de saúde, na facilidade de preparação e no preço relativamente mais baixo. Através da reestruturação, o sector esforça-se por adaptar a oferta à procura tradicional interna e de exportação. As empresas líderes do Norte e do Sul da Europa planeiam concentrar-se menos na quantidade e mais na qualidade, na rentabilidade e na preferência dos consumidores europeus, promovendo a concentração e a integração do sector.
15 de Setembro de 2023/ USDA/ Estados Unidos da América.
https://apps.fas.usda.gov