Após a publicação do Regulamento Nº 230/2013, mais de 1200 autorizações de aromatizantes na alimentação de animais de prodxução e de companhia deverão ser retirados.
A publicação do novo Regulamento faz parte do esforço da Comissão Europeia para simplificar a lista de aditivos autorizados utilizados na alimentação - incluindo substâncias aromatizantes. Esta medida dá mais transparência e segurança aos operadores e às autoridades.
A Comissão está a levar a cabo uma re-avaliação de todos os aditivos utilizados na alimentação animal. Os aditivos para os que não existem solicitações de re-autorização, como os que aparecem neste regulamento, estão a ser retirados.
Isto não impede que as partes interessadas possam apresentar novas solicitações para os seus produtos no futuro. Todas as solicitações deverão ser acompanhadas dos dados necessários para demonstrar a sua inocuidade para os consumidores, animais, trabalhadores e para o meio ambiente. Os dados serão avaliados pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA).
Quinta-Feira, 21 de Março de 2013/ Comisión Europea/ União Europeia.
http://ec.europa.eu