A Agência Europeia dos Medicamentos (EMA) publicou um relatório sobre as vendas de agentes antimicrobianos para uso veterinário na Europa em 2011. Um total de 25 países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE) apresentaram dados que mostram uma melhoria, relativamente ao relatório de 2010, já que estes países representam aproximadamente 95 % da população de animais produtores de alimentos na UE e EEE.
O relatório destaca que, em 19 dos 20 países que proporcionaram dados para o projecto ESVAC tanto em 2010 como em 2011, observa-se uma diminuição nas vendas em 2011 que vai desde 0,4% a 28%. Se bem que seja prematuro pensar neste resultado como uma tendência definitiva, trata-se de um resultado positivo. Se esta diminuição continuar nos próximos anos, significará que as iniciativas como as campanhas de uso responsável, as restrições de uso, o aumento da conciência sobre a ameaça da resistência aos antimicrobianos e o estabelecimento de objectivos para a redução do seu uso nos Estados Membros da UE estão a começar a ter impacto em termos de redução da venda global dos antimicrobianos no sector veterinário.
Como reconheceu o Comité de Medicamentos de Uso Veterinário (CMV) na estratégia CVMP sobre antimicrobianos 2011-2015, o uso responsável dos antimicrobianos em medicina veterinária é um factor chave para minimizar o risco do desenvolvimento e propagação da resistência aos antimicrobianos.
Terça-feira, 15 de octubre de 2013/ EMA/ Unión Europea.
http://www.ema.europa.eu