AHDB está prestes a iniciar uma instalação com capacidade para 2.000 a 3.000 porcos por semana. Este último anúncio é parte do pacote de medidas para abordar os desafios enfrentados pelo sector suíno, que inclui a escassez de mão-de-obra qualificada nos matadouros.
A abertura da fábrica custará mais de £20.000, que serão financiadas pelo imposto sobre a carne de porco de AHDB. AHDB também cubrirá os custos de pessoal pelo tempo inactivo durante a sua actividade, que provavelmente durará entre 8 e 12 semanas.
A fábrica cobrará ao produtor um valor operativo por porco, um acordo comercial entre as duas partes. A instalação será aberta antes possível.
O Director do Departamento de Contratação de AHDB, Will Jackson, disse: “A prestação de um serviço de abate e “rendering” (transformação de carcaças ou outros sub-produtos animais em água, gordura e proteínas) num matadouro determinado oferecerá aos produtores, que não possam vender os seus porcos a qualquer preço para a sua introdução na cadeia alimentar, uma forma de minimizar o impacto da situação."
28 de Outubro de 2021/ AHDB/ Reino Unido.
https://ahdb.org.uk