Investigadores do CReSA e do Centro Nacional de Sanidade Agropecuária (CENSA) desenvolveram um sistema de PCR quantitativa para detectar e diferenciar ao mesmo tempo o circovirus suíno 2 (CVP2), o herpesvirus suíno 1 (HVP1), o parvovirus suíno (PVP) e os torque teno sus vírus 1 (TTSuV1) e 2 (TTSuV2).
Na produção suína actual, é possível os porcos sofram uma infecção simultânea por dois ou mais patogéneos virais. Por conseguinte, é difícil fazer um diagnóstico etiológico baseado em sinais clínicos, especialmente no caso de síndromes respiratórios e reprodutivos. Portanto, o desenvolvimento de métodos rápidos e fiáveis para a detecção destes vírus é essencial para o seu controlo.
Este estudo foi realizado para desenvolver e avaliar um sistema de PCR quantitativa com SYBR Green I múltiple para detectar e diferenciar ao mesmo tempo CVP2, HVP1, PVP, TTSuV1 e TTSuV2. O rendimento analítico e diagnóstico obtido da avaliação de amostras de campo, assim como as repetições dos exames no sistema, indicam a utilidade desta ferramenta para o diagnóstico rápido destes vírus e a sua possível aplicação a estudos epidemiológicos.
Vários estudos demonstraram que a infecção simultânea em porcos com CVP2 e outros patogéneos virais, como o parvovírus suíno (PVP), o herpesvirus suíno 1 (HVP1) ou os torque teno sus virus (TTSuV) suínos, podem potenciar as lesões associadas com o CVP2 e aumentar a incidência do SDPD tanto em condições experimentais como de campo.
Quinta-feira, 2 de Maio de 2013/ CReSA/ Espanha.
http://www.cresa.es