A Comissão Europeia aprovou mais 24 programas de desenvolvimento rural (PDR) destinados a melhorar a competitividade do sector agrário da UE, a preservar as paisagens e o clima e a consolidar o tecido económico e social dos núcleos rurais até 2020.
Prevê-se que os programas adoptados hoje criarão mais de 40.000 postos de trabalho nas zonas rurais e aproximadamente 700.000 postos de formação para promover a inovação, a transferência de conhecimento, práticas agrícolas mais sustentáveis e empresas rurais mais fortes. Os programas contarão com uma dotação de 27 000 milhões EUR a cargo do orçamento da UE e contarão com financiamento suplementar público a nível nacional ou regional e/ou fundos privados.
Entre as acções prioritárias dos programas nacionais e regionais aprovados destacam-se a modernização das explorações agrícolas, a ajuda aos jovens agricultores, a gestão sustentável das terras e a melhoria das infra-estruturas de banda larga. Os Estados Membros beneficiados são a Bulgária, a Croácia, a República Checa, a Alemanha, a Irlanda, a Itália, a Roménia, a Espanha, a Suécia e o Reino Unido.
Terça-Feira, 26 de Maio de 2015/ CE/ União Europeia.
http://europa.eu/rapid