De acordo com o relatório sobre "Perspectivas dos mercados agrícolas da UE 2014-2024", espera-se que a produção de carne da UE aumente até alcançar os 44,9 milhões de toneladas, impulsionada principalmente pelo crescimento sustentado da carne de aves de capoeira. O aumento da população e o forte crescimento económico nos países em desenvolvimento (ainda que mais lento que na década anterior) possibilitarão uma maior procura mundial de carne e favorecerão o aumento das exportações de carne da UE.
- Após dois anos de forte descida, espera-se que a produção de carne de bovino da UE se recupere em 2014-15 devido ao aumento do efectivo leiteiro (na UE, cerca de dois terços da produção de carne é proveniente de vacas leiteiras). Contudo, prevê-se que a produção retome a sua histórica tendência de descida, para chegar a um nível de 7,6 milhões de toneladas em 2024, ligeiramente abaixo da de 2014.
- Para a carne de ovino e caprino prevê-se que, tanto a produção como o consumo, em fase decrescente, permaneçam estabilizados no nível actual, graças à melhoria da rentabilidade.
- Espera-se que a produção de carne de porco se recupere em 2015 depois de três anos de redução da oferta devido principalmente aos ajustamentos relacionados com as novas normas de bem-estar animal e que aumentem cerca de 2% em 2024 em comparação com 2014. Num contexto de diminuição lenta do consumo interno, prevê-se que as exportações Europeias de carne de porco cresçam de forma constante graças a uma maior procura mundial e à competitividade do sector suinícola Europeu.
- A carne de aves é a única carne para a que se espera que a produção e o consumo aumentem significativamente (cerca de 7% em 2024 em comparação com 2014). A carne de ave está desfrutar de uma série de vantagens comparativas relativamente a outras carnes, incluindo a assessibilidade do sue preço, a comodidade, a sua imagem saudável, menores custos de produção, menor tempo de criação e menores necessidades de investimento.
Sexta-Feira, 5 de Dezembro de 2014/ EC - Agriculture and Rural Development/ União Europeia.
http://ec.europa.eu