Novas normas destinadas à modernização da inspecção da carne de porco, levadas a cabo pelas autoridades nacionais, foram aprovadas por peritos reunidos no Comité Permanente da Cadeia Alimentar e da Sanidade Animal da União Europeia.
As novas normas baseiam-se numa determinação da Autoridade Europeia de Segurinça Alimentar (EFSA) e introduzem um novo foco mais baseado no risco, melhorando os controlos de doenças como a Salmonella e a Trichinella e modifica os procedimentos clássicos de inspecção post-mortem.
As novas normas reflectem os novos riscos identificados na determinação da EFSA e re-orientam a inspecção da carne de porco para fazer face a estes riscos com a finalidade de manter o mais alto nível de protecção dos consumidores, sem comprometer os objectivos de saúde e bem-estar animal, e sem aumentar os custos associados a estas inspecções.
Para más informação: http://www.efsa.europa.eu/en/efsajournal/pub/2351.htm and http://www.efsa.europa.eu/en/topics/topic/meatinspection.htm?wtrl=01
Quinta-feira, 23 de Maio de 2013/ Comissão Europeia/ União Europeia.
http://europa.eu/