X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

União Europeia: previsto aumento da produção de carne de porco

Apesar da diminuição da produção que aconteceu durante a primeira metade do ano, neste momento há sinais de recuperação.

9 Outubro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Segundo o último relatório, "Perspectivas a curto prazo para os mercados agrícolas, carne e produtos lácteos", publicado pela Comissão, prevê-se que a colheita de cereais da UE estabeleça um novo record em 2014 com importantes exportações e aumentos de stocks enquanto a produção de carne começará a recuperar, durante este ano após dois anos de escassez na oferta.

Aumento da produção de carne de porco após dois anos de redução da oferta

Após dois anos de redução na oferta de carne de porco, ainda é esperada uma contracção de 0,5% na produção de carne de porco para 2014, se bem que, apesar da diminuição da produção que aconteceu durante a primeira metade do ano, neste momento há sinais de recuperação (em Maio-Junho o número de porcas reprodutoras foi maior em comparação com o do ano passado, sobretudo na Alemanha, Holanda, Espanha, Dinamarca e Hungria). Esperava-se uma recuperaração ligeira na produção já este ano mas a aparição da Peste Suína Africana (PSA) em Fevereiro de 2014, que provocou uma proibição total das exportações da UE para a Rússia, atrasou a recuperação da produção da UE lançando incertidão no mercado.

A situação varia segundo os Estados Membros. Nos primeiros sete meses do ano, os abates reduziram-se em comparação com o ano passado em três dos principais países produtores: -2% na Alemanha, -1% na Dinamarca e em volta de -5% na Itália, enquanto que se mantiveram relativamente estáveis na França e significativamente mais altos na Polónia (+ 7%) e Holanda (+ 3%).

Os preços mais baixos das rações deverão permitir ao sector enfrentar a diminuição dos preços do suíno e conseguir uma recuperação da produção de 0,8% projectada para 2015.

Espera-se que as exportações europeias de carne de porco para este 2014 se situem apenas 8% abaixo das de 2013, apesar da perda do mercado russo desde Fevereiro de 2014, mercado que representava um quarto do total das exportações de carne de porco fora da UE. Espera-se que parte dos volumes inicialmente destinados a Rússia sejam absorvidos por mercados asiáticos como Filipinas, Coreia do Sul ou Japão.

Em 2014, espera-se que o consumo de carne de porco se mantenha ao mesmo nível baixo de 2013 (31 kg per capita) e aumente em 2015 graças a uma maior disponibilidade no mercado da UE e a melhores perspectivas de crescimento económico.

Terça-feira, 7 de Outubro de 2014/ EC - Agriculture and Rural Development/ União Europeia.
http://ec.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista