O sistema TRACES (TRAde Control and Expert System), a rede informática a nível europeu que permite o intercâmbio de informação relativo às importações e movimentos dentro do território da UE/EEE de animais vivos, produtos de origem animal e produtos de origem não animal destinados ao consumo humano ou à alimentação animal, acaba de fazer 10 anos.
Com mais de 70 países ligados em todo o mundo e mais de 29.000 usuários registados, TRACES centraliza todos os dados para simplificar e acelerar os processos de negociação para animais e plantas. Durante o ano passado de 2014 foram realizados 44.000 envios de animais e 400.000 envios de produtos de origem animal que foram importados na UE. O sistema beneficia tanto as autoridades nacionais como as empresas, já que reduz a carga económica mediante a aceleração dos procedimentos administrativos.
TRACES permite também alertar sobre ameaças para a saúde, assim como ajudar a combater a fraude ao permitir a detecção rápida de certificados falsos. Também facilita o comércio, que por sua vez contribui para o crescimento económico.
Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015/ CE/ União Europeia.
http://europa.eu/rapid