A Comissão Europeia autorizou o projecto de fusão entre a Danish Crown e a Tican, empresas dinamarquesas do sector do abate e da transformação de carne, nos Estados Membros da UE e fora do território nacional. As duas empresas têm negócios no Reino Unido, na Suécia e na Polónia e, segundo a Comissão Europeia, esta fusão não vai causar problemas à livre concorrência económica dentro do espaço europeu.
No entanto, Bruxelas constatou que este projecto poderia afectar de maneira significativa a livre concorrência dentro do mercado interno dinamarquês e reenviou o pedido para exame da Autoridade da Concorrência e dos Consumidores dinamarqueses.
Danish Crown é uma sociedade internacional do sector alimentar com sede na Dinamarca, sendo uma cooperativa detida pelos seus sócios, que lhe fornecem os porcos e os bovinos. Tican é o segundo e único matadouro de porcos da Dinamarca fora da Danish Crown, e o único, para além da Danish Crown, que trabalha a preparação de carnes na Dinamarca, Polónia e Reino Unido.
Quarta-feira, 29 de Julho de 2015 / http://www.agroinfo.pt/ Portugal