Os Ministros italianos apresentaram as prioridades da Presidência italiana do Conselho.
No que se refere ao pacote da Agricultura:
A Presidência italiana do Conselho tratará de extender as medidas de "resposta rápida" introduzidas até ao momento pela Comissão Europeia com o objectivo de mitigar os efeitos da proibição russa sobre as importações de alimentos da UE. O Conselho poderá inclusive tratar de fortalecer as ferramentas existentes para permitir à UE uma melhor gestão deste tipo de crise no futuro.
Entre as principais prioridades da Presidência italiana, inclui-se uma revisão das normas da UE em relação à agricultura ecológica - que poderá ser objecto de um acordo com o Conselho antes de finais do ano - e o progresso para um acordo equilibrado sobre a cultura de OMG. Também se tentará acelerar o processo legislativo nos programas de actualização para o consumo de frutas e leite nas escolas. Será vigiada de perto a situação do mercado de produtos lácteos com o objectivo de encontrar formas para continuar a ajudar a indústria após a abolição do sistema de cotas em 2015.
Além disso, o presidente manterá uma estreita vigilância sobre as negociações comerciais internacionais, em particular a associação transatlântica em matéria de comércio e inverstimentos (TTIP).
Quinta-feira, 25 de Setembro de 2014/ Parlamento Europeu/ União Europeia.
http://www.europarl.europa.eu