O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos prevê que, para Dezembro de 2015, o efectivo suíno da Polónia alcance os 11,5 milhões de cabeças, um aumento de 2% em comparação com Dezembro de 2014, se bem que este ritmo de crescimento dependerá dos preços das rações durante a segunda metade de 2015.
Em Março o censo de mães era 3% menor que há um ano, o que indica que o ritmo no aumento do efectivo será mais lento no segundo semestre do ano e diminuirá ainda mais em 2016. Se bem que a queda dos preços das rações teve uma influência principal no aumento do número de porcos no segundo semestre de 2014 e primeiro semestre de 2015, uma estrutura ineficiente da indústria, assim como a continuação da forte competição dos fornecedores dinamarqueses e alemães de carne de porco e leitões inibirá uma recuperação mais rápida da indústria suína polaca. É estimado que em 2016 o efectivo suíno continuará a aumentar, no entanto a taxa de aumento dependerá do preço das rações e da recuperação dos preços ao produtor.
Em relação à produção de carne de porco, prevê-se que esta aumente 3% este ano, como resultado do aumento do efectivo e das crescentes importações de leitões procedentes da Dinamarca, Alemanha e Holanda.
Quarta-feira, 2 de Setembro de 2015/ FAS-USDA/ Estados Unidos.
http://gain.fas.usda.gov