Com pouco esforço, os produtores convencionais de porcos podem avaliar os custos do uso de três métodos de castração cirúrgica de leitões, anestesia por inalação ([isoflurano), injecção de anestesia (cetamina / azaperona) e anestesia local (procaína).
O Ministério Federal da Alimentação e Agricultura da Alemanha (BMEL) financiou o projecto PraxiKaPIK / A - "Testes práticos da castração cirúrgica de leitões sob anestesia com procaína, isoflurano e cetamina / azaperona, além da eliminação da dor pós-operatória". Este projecto foi realizado pela Câmara de Agricultura da Renânia do Norte-Vestfália, em cooperação com o Instituto de Ciências Animais da Universidade Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universidade de Bonn e o Instituto Thünen de Administração de Empresas para avaliar as diferentes alternativas relativamente ao seu impacto nos custos laborais e económicos das explorações convencionais.
Para avaliar a economia dos procedimentos individuais, foi desenvolvida uma ferramenta destinada aos produtores de leitões alemães como auxílio à tomada de decisão. A ferramenta é baseada no programa Microsoft Excel, simplificando o cálculo com a ajuda da programação do Visual Basic.
Os produtores devem inserir os dados, incluindo dados produtivos e económicos, bem como a localização da exploração. Depois de inserir os dados individuais da exploração, é obtida uma estimativa dos custos adicionais para os diferentes procedimentos de castração realizados na experiência e é calculado o tempo de trabalho adicional. Os resultados são apresentados num relatório imprimível de uma página. Os cálculos podem ser repetidos conforme desejado.
Os resultados são baseados nos obtidos em explorações experimentais incluídas no projecto.
Novembro de 2019/ Thünen Institute/ Alemanha.
https://www.thuenen.de