A auditoria, que se irá estender até dia 28, será realizada em matadouros de seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Serão inspeccionados também os Laboratórios Federais de Defesa Agro-pecuária em São Paulo e Minas Gerais.
Segundo a ministra da Agricultura do Brasil, Teresa Cristina, o Brasil já cumpriu todas as exigências feitas pelos EUA em relação à qualidade dos produtos brasileiros e agora está pronto para iniciar as exportações de carne bovina fresca. Em Março, após as negociações com os Estados Unidos, a ministra disse que as questões burocráticas estavam já resolvidas com as autoridades sanitárias dos EUA.

Quanto ao pedido dos Estados Unidos para exportar carne de porco para o Brasil, Tereza Cristina explicou que o governo brasileiro ainda está avaliar a parte sanitária do certificado de importação. "Não foi ainda concedida a autorização aos Estados Unidos para exportar carne, ainda está a ser discutido o certificado sanitário", explicou a ministra.
Sexta-feira, 7 de Junho de 2019/ MAPA/ Brasil.
http://www.agricultura.gov.br