De acordo com um relatório do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, foram registados mais de 530 focos de Peste Suína Africana (PSA) em todo o país desde o início do ano, o que obrigou ao abate de mais de 20.000 suínos em 44 províncias e cidades. Os surtos têm vindo a aumentar desde Agosto, afectando negativamente o sector suinícola e o abastecimento alimentar.
A fim de prevenir, combater e controlar a PSA e de assegurar um abastecimento suficiente de carne de porco, especialmente no período que antecede o Ano Novo Lunar, o Primeiro-Ministro formula os seguintes pedidos
- Organizar o abate dos suínos doentes e a destruição das carcaças.
- Aplicar proactivamente políticas legais de apoio aos produtores pecuários que sofram perdas devido a epidemias.
- Detectar, prevenir e tratar precocemente os casos de compra, venda e transporte de suínos doentes e de gestão de carcaças que propagam doenças e poluem o ambiente.
- Dar instruções aos produtores pecuários para que aumentem as medidas de limpeza e promovam a biossegurança.
- Rever e organizar com urgência a vacinação para prevenir as doenças infecciosas dos suínos.
- Criar equipas de inspeção e incentivar a prevenção e o controlo das doenças animais.
- Aplicar uma comunicação completa, atempada e exacta dos dados no sistema de comunicação de doenças animais em linha (VAHIS).
- Melhorar a comunicação sobre a PSA, o risco de recorrência e propagação da doença, as medidas de prevenção de epidemias e a utilização de vacinas contra a PSA, em conformidade com as instruções do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.
16 de Novembro de 2023/ Despacho Oficial do Primeiro Ministro/ Vietname.