Cường disse que o Governo há 20 anos que vem ajudando a fileira do porco, nos quais as empresas obtiveram ganhos e que agora deveriam assumir a responsabilidade devido à difícil situação dos suinicultores. "Creio que todas as empresas podem partilhar as dificuldades com os suinicultores", disse Cường.
O preço dos porcos vivos baixou para um valor record de 20.000-23.000 VNĐ(US $ 0,87- $ 1,32) por quilo nos últimos dias. O Ministro disse que se a descida dos preços continua, a maioria das explorações, incluindo as maiores, serão incapazes de continuar, afectando também as empresas de rações.
Segundo o Ministério, uma oferta que excede a procura é a razão principal da queda dos preços. Nos últimos 20 anos, a produtividade aumentou 20 vezes, passando de 1,8 milhões de toneladas em 1996 para 5,4 milhões de toneladas este ano. Entretanto, os costumes alteraram-se e a população foi diversificando os seus menús incluindo a carne de bovino, o frango, os ovos e os mariscos.
Representantes das empresas propuseram que o Ministério deixasse, temporariamente, de importar carne de porco e os seus produtos derivados para estabilizar o mercado interno.
Terça-Feira, 25 de Abril de 2017/ Viet Nam News/ Vietname.
http://vietnamnews.vn