Os consumidores vietnamitas estão cada vez mais inclinados a comprar carne de porco e derivados em pontos de venda que consideram ter uma origem mais clara, de acordo com o Ministério da Agricultura espanhol no seu boletim de notícias do exterior.
Algumas cadeias de supermercados, como a Saigon Co, já calculam esse aumento nas vendas em 20% em centros distribuídos por todo o país.
Das grandes cadeias de supermercados, a mensagem que está a ser transmitida aos consumidores é de que a carne suína vendida por eles provém de origens controladas, principalmente de grandes explorações que cumprem os padrões do VietGAP (Boas Práticas Agrícolas do Vietname) e que são sempre animais e produtos saudáveis e seguros para os consumidores.
No entanto, os controlos de segurança alimentar serão reforçados para ampliar essas garantias.
Por outro lado, da parte das administrações locais, continua a ser feito um trabalho informativo à população e aos consumidores como parte do pacote de medidas necessárias para prevenir a propagação da doença no país. Desta forma, os consumidores são encorajados a comprar apenas produtos de carne e suínos de pontos de venda controlados, como supermercados, e a cozinhá-los adequadamente antes do consumo para inativar o vírus, caso as peças o contenham.
A carne de porco é a mais consumida pelos vietnamitas, com um consumo per capita de 31,3 kg em 2018, um dos mais altos do mundo, segundo dados da OCDE.
Quinta-feira, 21 de Março de 2019/ Noticias del Exterior-MAPA/ Espanha.
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