Após a confirmação da Peste Suína Africana (PSA) em javalis na Alemanha em Setembro de 2020, vários países reagiram com a proibição das importações de carne de porco alemã. Após intensas negociações, o Ministério Federal da Alimentação e Agricultura (BMEL) conseguiu que alguns Países Terceiros aceitem o conceito de "regionalização", permitindo as exportações de carne de porco de áreas livres de PSA.
O último país a aceitar este acordo de regionalização foi o Vietname. Portanto, o Vietname reabre o seu mercado às importações de carne de porco da Alemanha.
Outras negociações da BMEL com vários mercados:
- Em Fevereiro, Singapura também aceitou o acordo de regionalização para as importações de carne de porco e produtos derivados.
- Brasil, Argentina, África do Sul e Coreia do Sul aprovaram isenções à proibição total de exportações de produtos transformados de suíno.
- Pouco depois do início do surto de PSA na Alemanha, a Bósnia-Herzegovina e o Canadá aceitaram as importações de carne de porco fresca proveniente de áreas livres de PSA.
- A Tailândia não prolongou a proibição das exportações de três meses, o que implica que as empresas alemãs previamente autorizadas pela Tailândia possam exportar de novo. O BMEL iniciou o procedimento oficial de abertura do mercado.
Além disso, o BMEL, com a participação da Chacelaria Federal, continua com as negociações para atingir um acordo de regionalização com a China.
O comércio de carne de porco da Alemanha dentro da União Europeia apenas está restringido para as empresas alemãs que se encontram dentro das zonas afectadas, já que se reconhece o âmbito de regionalização para a PSA.
5 de Março de 2021/ BMEL/ Alemanha.
https://www.bmel.de/